quarta-feira, julho 28, 2004

Inauguração do Espaço Internet Municipal da Murtosa

O novo espaço  internet municipal do Aveiro Digital foi inaugurado na Murtosa, hoje mesmo.
Estive lá. Ouvi as intervenções proferidas. Aplaudi. Senti-me orgulhoso por estar naquele espaço.
Quem se lembra daquela zona da antiga Câmara Municipal e a vê hoje, fica espantado com a qualidade da intervenção: qualidade paisagística, urbanísitca e tecnológica.
Presidiu ali um extremo bom gosto e simplicidade e estão expostas algumas telas que foram vencedoras de alguns jogos florais ao longo dos anos.
Ganharam os murtoseiros, ganhou a autarquia, ganhou o Aveiro Digital.
Parabéns!
Apesar de raramente concordar com o Presidente da Câmara Municipal da minha terra, tenho que reconhecer o que de positivo se faz. E bem.

O Januário tece algumas críticas em relação à massificação da internet em Portugal. Concordo com algumas das ideias que ele elabora, mas sou obrigado a reconhecer que estes espaços são importantes para aquelas pessoas que não podem ter internet ou computadores em casa.
No Espaço Clique Solidário (junto à Igreja de Pardelhas) a funcionar há algum tempo, têm acedido pessoas de todas as idades e proveniências e até turistas estrangeiros e emigrantes para ver o email e enviar mensagens.
Claro que as melgas mais habituais são os putos do MIRC que passam a vida (e passarão) a perguntar dd ttlc?
Esta integração de pessoas num espaço que oferece recursos informáticos e acesso ilimitado à internet é um meio indispensável à cidadania num país com tantos atrasos estruturais em alguns campos sensíveis.
Se esta é a forma que temos para massificar, usemo-la o mais possível. Resta a esperança de que os governos pensem nas outras componentes necessárias para melhorar a qualidade dessa massificação.
Claro que os governos amam estatísticas positivas que mostrem as virtudes das suas políticas. Claro que depois de passar o fumo dos foguetes da festa, por vezes só fica a cinza. Todos gostamos do folclore e dos parabéns. Quem investe terá algum direito a festa. Digo eu.
Importa formar para uma cidadania integradora de vários meios (educação, tecnologia, educação para os valores, sensibilização poética e artística, sensibilização para o trabalho comunitário) e para tal, todos os recursos são poucos.
Mesmo que os putos fiquem metade do tempo a "dd ttcl?" e outras parvoeiras semelhantes, haverá um dia em que essa teima termina e se inicia a outra fase do amadurecimento pessoal.
Ao longo da minha vida de professor, sempre andei relativamente próximo dos problemas da integração das tecnologias no ensino e da sua difusão junto dos alunos e professores.
Querem a minha opinião?
Prefiro os garotos com os seus "dd ttcl?" e restantes asneiras conexas que alguns professores com a ideia de que a internet é um mal a combater e a proibir. É que, às tantas, o puto do MIRC está melhor formado que o professor que tudo quer proibir ou controlar a 100%... mas isto é a minha opinião.

De qualquer modo, visitem e usufruam o novo espaço internet da Murtosa. Vão gostar.