quinta-feira, julho 21, 2005

Mais um anito

De facto, eis que passa o segundo ano de idade deste Blog.
Foi um ano de relativamente pouca produção, mais por preguiça e desmotivação que por falta de temática.
Aproximam-se alguns dias para descansar das tarefas habituais e pode ser que os textos que andam a circular nas veias comecem a sair aos poucos.

Sobre a Murtosa?
Sobre o ensino?
Só estes dois temas, e ligando-os, então!, darão para algumas noitadas de texto e dores de cabeça nos dias seguintes.
Da Murtosa pouco a dizer... estradas renovadas, ideias velhas, gente a bater portas por considerar as rotundas secundárias à defesa dos vestígios culturais da vila. Esquemas de poder a relembrar o senhor presidente do conselho...

Do ensino... ordens para revolucionar o estar no ensino e na escola, com os alunos e pelos alunos. Mas tudo na mesma na velha e gasta estrutura curricular; alunos a fugir da escola para ir fazer dinheiro; professores (alguns) a optar pelo atestado médico em vez de optar pela dignificação interna da carreira. Muito mais iremos ler, mas sempre contra os professores, claro.

Durante este segundo ano de vida optei por anular a possibilidade de comentários a estes textos, pela simples razão de me parecer que os comentários produzidos em nada contribuiam para o esclarecimento de ideias ou de témáticas. Reduzindo-se a "concordo", "acho bem", ou a pedir contas pelas minhas opiniões, creio que o meu tempo de blog é demasiadamente escasso para ler ou responder a essas intervenções. Quem quiser mais ou menos esclarecimentos, pode usar o meu email.

Da cena blogueira murtoseira há um balanço muito positivo de massa crítica de jovens interventores e outros menos jovens que vão aparecendo à boca de cena. Vamos esperar que "levedem" um pouco mais para que daqui a um ano possamos separar o trigo do joio e perceber que rumo seguirá a tecnologia de texto na Murtosa. É sempre positiva a intervenção cívica, mormente numa terra como a nossa em que todas as ideias são necessárias.