quarta-feira, fevereiro 01, 2006

SAP(os) que não iremos engolir !

Fala-se e ouve-se falar da ideia que o ministério da saúde anda a espalhar sobre o fecho de vários centros de saúde em Portugal e do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de muitíssimos outros.

O SAP do Centro de Saúde da Murtosa estará entre aqueles que irão terminar em breve.

Que reacção há da parte dos murtoseiros? Nada.

Que opinião têm as entidades que deveriam ter opinião?

Da Santa Casa posso adiantar que há toda a vontade de lutar contra essa ideia infeliz, tanto mais que as instalações onde, abusivamente, se instalaram os actuais serviços de saúde são sua propriedade.

Ouve-se falar na ideia de deslocar o Centro de Saúde para a Extensão de Saúde do Bunheiro, encerrando o actual Centro de Saúde. A ideia é genial, no mínimo.

Defende-se que as situações de urgência passarão a ser solucionadas pelo INEM… ou seja: um idoso com um AVC ou com um ataque cardíaco das duas uma: ou desloca-se para Aveiro ou Estarreja, ou telefona para o INEM e espera, na melhor de todas as hipóteses, 45 minutos pelo socorro do INEM. Ou falece a esperar...

Que serviço de saúde é este?

Quem ficará a ganhar com tudo isto serão, certamente, as Câmaras Municipais, pois poderá haver um aumento significativo de pagamento de taxas de inumação.

Ficamos à espera de algum tipo de reacção concertada… na ausência dela, talvez a Santa Casa volte a chamar os Murtoseiros para uma intervenção na defesa dos interesses da Murtosa.