quarta-feira, julho 30, 2003

RMG's e JPP's

Anda o nosso Pacheco a teorizar contra o RMG, denunciando-lhe os defeitos e mostrando conhecer a fundo a problemática da necessidade "legal" em Portugal. Fiquei preocupado com os textos dele. Conheço alguns casos gritantes de pobreza envergonhada que, mesmo com RMG, não conseguem libertar-se.
O RMG, tendo nascido com boas intenções e com bons exemplos de outros países com problemas semelhantes, viveu dias de aflição, tal como a noção de Jovem Agricultor ou a de Jovem Empresário de Elevado Potencial que tanto deram que falar e ganhar.
Não consigo evitar um sorriso triste ao ler textos de quem tem a barriga bem cheia e apertada em fatos de bom corte. É fácil. Conveniente, até. Em vez de criar programas para serem geridos por burocratas, seria preferível colocar técnicos no terreno, lançar mão das IPSS's, recolher informações junto das autarquias e depois aplicar RMG em situações verdadeiramente justificadas por Vox Populi e não por declarações de IRS ou de atestados da Segurança Social...
Mas isso será um dia, quando os pobres voltarem a andar de porta em porta a rezar por uma esmola como nos idos da ditadura em que não havia pobres.
A história é cíclica e repete-se. Lamentavelmente.