segunda-feira, setembro 22, 2003

Propinantibus

Sim... já sei que não sou a melhor pessoa para opinar sobre propinas... andei pela Católica em duas cidades diferentes, mas em qualquer delas tive que pagar o que a Santa Madre definiu como custo de estudo.
Mas, carambas, revolta-me esta coisa das propinas. E revolta-me há mais de uma década, desde que uns tipos mostraram o rabo ao ministro da tutela da altura (e de péssima memória, diga-se).
Algumas vezes tenho que me deslocar a universidades deste país e não consigo estacionar a carripana em sítio algum. Os estacionamentos estão cheios de carros - melhores e mais novos que o meu.
Os bares e pubs das cidades vivem à custa dos estudantes universitários.
As discotecas da moda estão cheios de beautifull people e de... estudantes universitários.
A indústria tabaqueira alimenta-se de uma boa fracção dos estudantes universitários.
As festas das Queimas consomem centenas de litros de cerveja e de shots... pagos pelos estudantes universitários.
Mas, quando se apresentam contas para sustento da universidade, das duas uma:
1. Ou adoptamos o esquema do Jardim - vocês pagam e a gente goza;
2. Ou fazemos greve às aulas e atravancamos as cidades com manifestações (alimentadas a bejeca, claro...).
Que se passa neste país?
Anda metade a descontar e a sofrer e a adiar para outra metade gozar, fugir, concretizar.
E, o mais certo é, à semelhança do Jardim, os reitores e os estudantes ganharem a aposta... (um ministro em situação de Ex sempre gosta de ter ao seu lado os reitores - dá mais facilidades académicas para si e para os seus...)... digo eu.