quinta-feira, maio 19, 2005

Do direito a ter opinião

Os blogs vieram despertar algumas consciências para o direito à opinião dos cidadãos. Tal como no crescimento das crianças, há várias fases de cidadania. Neste momento, a Murtosa bloguística estará numa fase de descoberta de si mesma, com tudo o que isso significa de descoberta, de abuso, de confusão, de irritabilidade. Seguir-se-lhe-á outra fase: a fase da afirmação de si mesmo. Nessa altura iremos perceber quem tem motivação para continuar a emitir a sua opinião e a defendê-la de forma construtiva e positiva.
Estamos num tempo de clarificação de motivos e amadurecimento de ideias e de posturas perante uma sociedade que vai abrindo à novidade.
É sempre positivo ler a opinião de outros e haver espaço para o debate de ideias e de posições perante diversas temáticas. Mais que exercícios narcisistas, os blogs podem ser espaços de tertúlia diversificada, de acordo com os gostos de cada autor.
O factor “anonimato” pode ajudar ao crescimento de quem prefere manter-se atrás das cortinas, sem que isso possa ser sempre condenável, desde que em doses e tempos mínimos. O eterno esconder-se não será desejável para o exercício de uma cidadania responsável e interventiva.
O facto é que nunca teremos a unanimidade à nossa volta. Isso é muito bom. A sociedade deve saber dividir as águas, criticar o criticável e aplaudir o positivo que possa existir em pessoas com quem até nem simpatizemos muito. Reparem que há muitos blogs que não permitem espaço de diálogo e há outros que são acerrimamente censurados pelos seus administradores.
Tudo isto é salutar. Ter opinião, ter sentido crítico, saber estar em sociedade, saber viver na Murtosa e saber renovar esta terra.
Se os blogs ajudarem esses objectivos, venham mais cinco!