domingo, outubro 16, 2005

Centro de Espinho com acesso grátis à Internet através de Wi-Fi

Juntando-se a uma lista cada vez maior de cidades que estão a instalar redes Wi-Fi para garantir acesso à Internet aos seus cidadãos, a Câmara Municipal instalou esta semana uma série de hotspots. Na próxima semana a rede começa a ser alargada a outras áreas do concelho, mantendo-se para já o acesso gratuito.

Para já a rede é acessível no centro de Espinho, mais propriamente no parque João de Deus. Os munícipes apenas têm de possuir um computador portátil com placa de rede sem fios ou um Pocket PC com o mesmo sistema e estabelecer a ligação.

O projecto Espinho Wireless deverá ainda ser alargado às escolas e às salas de aula, numa fase mais avançada. Estão igualmente previstos serviços de valor acrescentado, tais como a instalação de quiosques informativos em vários locais públicos do concelho, a comunicação de voz via Internet, a videovigilância e a criação de campus virtuais nas escolas, refere Fernando Oliveira, gestor de produto, em declarações ao TeK.

“O serviço será grátis na fase de arranque, prevendo-se, no entanto, que venha a ser pago, embora possa haver serviços de acesso gratuito”, afirmou o presidente da Câmara, José Mota, ao Jornal de Notícias.

A ideia não é nova, embora o Jornal de Notícias afirme que este é o primeiro município wireless, existindo já diversas iniciativas semelhantes a nível internacional e mesmo nacional. Ainda este ano as Câmaras Municipais do Barreiro e de Guimarães comunicaram a criação de espaços gratuitos de acesso à Internet em banda larga através de redes Wi-Fi, juntando estes hotspots às redes comerciais já existentes no país.

(In http://tek.sapo.pt/4M0/599658.html)

Será uma ideia interessante a implementar em Pardelhas, por parte de alguns cafés... e na Torreira durante o verão.
A EBI da Torreira tem uma rede wireless que cobre todo o edifício, de modo que os docentes podem usar os seus portáteis em qualquer sala da escola, podendo aceder às bases de dados da escola, à internet e aos restantes serviços disponíveis.