sexta-feira, setembro 17, 2004

As canas do S.Paio

A propósito de um comentário ao "S.Paio":
O que defendo não será o fim da festa, mas uma maior preocupação com o sector social (o terceiro sector).
O panem et circensis é a solução de enterrar a cabeça na areia ou de assobiar para o ar. A Torreira será a freguesia onde mais facilmente se conseguirão resolver alguns dos problemas sociais que todos conhecemos. O dinheiro da festa que fique na festa, mas que haja a preocupação de ajudar quem precisa. Transferir dinheiro para bolsos ociosos não é a solução. Virar-lhes as costas, também não. Ignorar a educação, afirmando que não há verbas ou que há indicações da associação nacional de municípios para não apoiar a educação é, a todos os níveis, revelador de uma situação anómala: é ou não é o estado um todo? Ou serão os municípios outros mini-estados?
Se há alunos portadores de deficiência e tendo os docentes tentado e conseguido algumas soluções para ajudar esses alunos, apenas precisando de transporte ao sábado para que um aluno pudesse ter aulas de recuperação numa piscina (com terapeuta e gratuitamente), como se compreende o argumento de que não há viatura, quando, dias antes, se gastaram milhares de contos numa viatura topo de gama?
Se o argumento é "à Bloco de Esquerda" e se por isso a minha revolta possa parecer menos justa, paciência.
Pela minha parte, tenho tentado agir e não apenas pregar. Tenho tentado intervir onde me é permitido e até onde os recursos me deixam, sabendo sempre respeitar limites de competências e não confundindo as instituições a que estou ligado.
Se isso é Bloco de Esquerda, orgulho-me e muito, embora não tenha "cartão" de nenhum "padrinho".
Que apanhem as canas. O S.Paio passou.