segunda-feira, janeiro 24, 2005

A Par D’Ilhós

Já a Celine e o Januário expressaram a sua opinião sobre o concerto do “A Par D’Ilhós” Enssemble que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal da Murtosa no passado sábado.
À mesma hora decorria um jogo de futebol num dos canais da televisão.
Sem dúvida alguma venceu o futebol e o frio.
É pena que assim tivesse sido, pois os “A Par D’Ilhós” mereciam mais assistência e a Câmara Municipal merecia que os seus munícipes a incentivassem a fazer ainda mais.

Como diriam os Gatos Fedorentos: “Falam, falam, falam…” Se a Câmara não faz, todos atiram pedras. Se a Câmara faz, não participam.

Está de parabéns o sector cultural da Câmara Municipal e o nosso presidente pela iniciativa feliz. Faço votos que não esmoreçam nas iniciativas. Devem insistir e continuar a promover todos os meses algum acontecimento cultural que possa decorrer no salão nobre da Câmara Municipal. Não precisamos de mega-produções. Precisamos de insistência cultural, de coisas simples e que possam ir criando o bom hábito de sair de casa para aprender alguma coisa nova. Se fizerem isso, estarão a contribuir para a mudança de mentalidades de alguns murtoseiros.

Sei que dói ter uma sala com cadeiras vazias mas, por isso mesmo, deve-se insistir e persistir na tentativa de mudança.

A Murtosa tem tido uma longa letargia de produtos culturais. Na última sessão do “Há Hora Marcada” isso mesmo foi referido por muitos dos presentes. Os mesmos que não estiveram presentes no concerto dos “A Par D’Ilhós”. Fala-se muito e gratuitamente.
Nem sempre se é congruente com o que se diz e faz. É pena.

Facilmente apontamos o dedo aos erros da Câmara Municipal, mas depois mostramos dificuldade em aplaudir o que se faz de bem.

Esta problemática do fazer ou não fazer leva-nos de regresso à temática das colectividades. Tenho para mim que algumas colectividades só fazem se a Câmara pagar bem. Se o subsídio for farto, aparece algum trabalho, de outro modo apenas chovem as críticas vazias. Esta velhíssima “subsidiodependência” já deveria ter tomado outro rumo e assumido um bairrismo de outros tons. Tons de orgulho no que se faz, mesmo que seja pouco e pequeno. Orgulho de se estar implantado numa comunidade que fez nascer e deseja aquela colectividade. Orgulho de depender da colaboração da comunidade circundante e de se ser capaz de atrair novas comunidades. Ficar-se à espera do cheque da Câmara ou do Governo Civil ou do almoço de Newark é empobrecer a comunidade e retirar-lhe a sua quota parte de responsabilidade na vida das colectividades.

Podem-me acusar de apontar o dedo a muita coisa, mas não me podem acusar de não aplaudir o que é bem feito. Por vezes, nós murtoseiros, temos a tentação fácil de dizer mal de tudo e de ignorar o que é bem feito. É o que se diz por aí. Tenhamos a coragem de participar no que é organizado na Murtosa, mesmo nas coisas simples do dia a dia, mesmo quando não há “Alas de Namorados” em palco, mesmo quando é na Câmara Municipal. Mesmo quando é grátis ou mesmo quando é preciso pagar um pouco. Mesmo quando seja preciso sair de casa e estar com outras pessoas de que até nem gostamos muito.

Dos “A Par D’Ilhós” Enssemble pouco haverá a dizer. É um grupo simpático e alegre que está a atingir um ponto de maioridade invejável, quer pela postura em palco, quer pela qualidade musical, quer pelo trabalho insistente que tem feito na recolha e tratamento de temas populares, dando-lhes novas roupagens de grande qualidade técnica. A “mão” do Nuno Alexandrino faz-se sentir nos temas apresentados e nas sonoridades produzidas, mas o que surge aos olhos e aos ouvidos é um corpo unido que se sente bem a trabalhar em conjunto e que mostra alegria e orgulho naquilo que faz e apresenta. Mesmo quando tem que recomeçar um tema porque a entrada correu menos bem. Quem assiste sente-se confortável com os “A Par D’Ilhós” e sente-os como “seus”. Só por isso, já estaria justificada a sua existência, mas os “A Par D’Ilhós” ultrapassam largamente essa simplicidade e podem ombrear, sem qualquer receio, com qualquer grupo de música tradicional da Europa.